O Presidente da República sancionou na última quinta-feira (16/01), a Lei Complementar nº 214/2025, que regulamenta a Reforma Tributária sobre o consumo no Brasil.
A Reforma visa modernizar o sistema tributário brasileiro, instituindo o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), em substituição ao PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS.
A implementação do novo modelo tributário será gradual a partir de 2026, com o cumprimento de obrigações acessórias do IBS e da CBS, e será totalmente concluída até 2033, com a substituição completa do sistema atual.
Durante a sanção da reforma, o presidente vetou 17 dispositivos do Projeto de Lei Complementar nº 68/2024. Entre os principais vetos estão:
Esses vetos foram justificados por razões técnicas e de inconstitucionalidade, e o governo destacou que a essência do texto aprovado pelo Congresso Nacional foi mantida.
Conheça a Análise Diagnóstica da Reforma Tributária
A Consulcamp desenvolveu um projeto para ajudar empresas a se adaptarem a Reforma Tributária, com foco em compliance e otimização fiscal.
Com as mudanças da Reforma, que afetam preços, modelos de negócios e contratos, a Consulcamp se posiciona como parceira estratégica. Nosso objetivo é preparar sua empresa para o novo cenário fiscal, proporcionando soluções práticas para otimizar sua estrutura tributária e reduzir riscos.
Consulcamp – 17/01/2025
No Comments