29 abr Consulcamp News Abr/2021
- ICMS SP – Novo regime optativo de tributação da substituição tributária para segmento varejista: O Governo do Estado de São Paulo instituiu o Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária (ROT-ST) para contribuintes do segmento varejista.
- ICMS SP – Saída de mercadoria por valor superior ao da base de cálculo utilizada para a retenção do ICMS-ST: Exigência do complemento de ICMS, no caso de saída de mercadoria por valor superior ao da base de cálculo utilizada para a retenção do ICMS-ST.
- Possibilidade de exclusão do PIS e Cofins sobre créditos fiscais presumidos: O STF formou maioria para declarar a inconstitucionalidade da inclusão de créditos presumidos de ICMS na base de cálculo de PIS/Cofins.
- STF fixa tese sobre necessidade de lei para antecipação do pagamento do ICMS: O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que, apenas por meio de lei os Estados podem exigir o pagamento do ICMS em momento anterior à ocorrência do fato que gera a tributação.
- Receita Federal altera entendimento sobre tributação para o setor imobiliário: A Receita Federal mudou recentemente seu entendimento com relação a tributação do IRPJ e CSLL na venda de imóveis anteriormente alugados, deixando de considerar a operação como ganho de capital.
- Disciplinado o parcelamento de débitos de empresários e sociedades empresárias em recuperação judicial: Alterada a IN RFB nº 1.891/2019, que dispõe sobre os parcelamentos de que trata a Lei nº 10.522/2002, para dispor sobre o parcelamento de débitos tributários sob responsabilidade sociedade empresária em recuperação judicial.
- PGFN reabre prazos de adesão ao Programa de Retomada Fiscal na cobrança da Dívida Ativa da União: Reaberto o prazo para ingresso no Programa de Retomada Fiscal, criado pela Portaria nº 21.562/20, para adesão entre março e setembro de 2021.
- PGFN tenta na Justiça impedir pedidos de compensação cruzada de créditos: A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) colocou sob acompanhamento especial ao menos 54 processos de grandes empresas que buscam a chamada compensação cruzada (débitos/créditos previdenciários x federais).
- Câmara Superior do CARF afasta multa de mora por denúncia espontânea quitada com compensação de créditos: A Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) afastou a cobrança de multa de mora de um contribuinte que quitou débito tributário oriundo de denúncia espontânea por meio de compensação com créditos fiscais.
- STF modula decisão sobre tributação de software: O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) nas operações com licenciamento ou a cessão de direito de uso de programas de computador (software).
- Redução do capital social por PJ beneficiária da redução do imposto com base no lucro da exploração: Esclarece que, o valor do imposto que deixar de ser pago em razão de redução relativa ao lucro da exploração observará o disposto no art. 19 do Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, e não poderá ser distribuído aos sócios, devendo constituir a reserva de incentivos fiscais de que trata o art. 195-A da Lei nº 6.404, de 1976;
- Crédito de PIS e Cofins na fabricação de alimentos para animais: A Solução de Consulta nº 8, de 10 de março de 2021, esclarece sobre itens passiveis de créditos de PIS/Cofins, na modalidade aquisição de insumos, na atividade de fabricação de alimentos para animais.
- Variação cambial de investimento no exterior: A Solução de Consulta nº 39, de 28 de março de 2021, esclarece que a variação cambial de investimento no exterior, avaliado pelo método de equivalência patrimonial, compõe o custo do investimento para efeito de apuração do ganho ou perda de capital.
- Créditos de PIS e Cofins nas vendas à Zona Franca de Manaus: A 2ª Vara Federal de Araraquara/SP emitiu sentença que equiparou a comercialização de produtos com a Zona Franca de Manaus-ZFM e área de livre comércio no norte do País com a exportação.
- Diferencial de alíquotas de ICMS devido pelo comprador e reembolsadas ao vendedor não configura receita bruta: A Solução de Consulta Cosit nº 42, de 22 de março de 2021, esclarece sobre reembolso relativo a diferença de alíquota de ICMS de responsabilidade do comprador, na base de cálculo do IRPJ e CSLL apurado no regime do lucro presumido.
- RAIS tem prazo de entrega prorrogado: O prazo para envio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2020 foi prorrogado para 30.04.2021.
- Empresas que fizeram a adesão antecipada à DCTFWeb já podem enviar a declaração: As empresas que optaram pela adesão antecipada da DCTFWeb e tiveram o pedido deferido já podem transmitir a declaração a partir do período de apuração março/2021.
- Prorrogado prazo para pagamento do Simples Nacional: Prorroga o prazo para pagamento dos tributos no âmbito do Simples Nacional (Federais, Estaduais e Municipais).
- Declaração do Benefício Emergencial (BEm) e da Ajuda Compensatória no Imposto de Renda da Pessoa Física: Receita Federal esclarece como declarar o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) na Declaração do Imposto de Renda de 2021.
- STF afasta cobrança de IRRF sobre juros de mora: O Supremo Tribunal Federal (STF), apreciando o tema 808 da repercussão geral, afasta a incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre os juros devidos pelo atraso no pagamento de remuneração a trabalhadores.
- STF declara inconstitucional o CPOM ISS: O Supremo Tribunal Federal (STF), apreciando o tema 1020 da repercussão geral, declarou inconstitucional o CPOM, que se refere a um cadastro na Secretaria Municipal de Finanças, dos prestadores de serviços situados fora do território da capital paulista e submetidos ao ISS de outra municipalidade.
Clique aqui para ver todo o material
Consulcamp News
Informações de 05/03/2021 a 08/04/2021.
No Comments